quinta-feira, 24 de março de 2016

Estilos Góticos


Com o surgimento do movimento gótico no fim dos anos 70, nascia também um novo estilo visual que ia contra o padrão de moda da época. Como toda subcultura (undergrund ou não) cada tribo tem uma forma única de se vestir e com essa não podia ser diferente.

E hoje vamos falar de alguns desses estilos:

 Tradicional Goth / Darkwaver


O estilo mais comum e mais difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk.
Eles costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, como Bauhaus, Sisters of Mercy, Clan of Xymox antigo. Seria dentro do contexto darkwave, a ala “old school”. Em geral tendem a não considerar muito a existência do electrogoth ou não gostar muito daquela coisa de “ebm-industrial-synthpop” que muitas bandas acabam assumindo.
Visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteados espetados, influenciados por toda a leva de bandas dos anos 80. Costuma também mesclar roupas de sado-masoquismo, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas.










Deathrocker


O Deathrocker  é a parte da música Darkwave mais ligada ao punk, 
o  Deathrocker séria o Darkwave ou Pos-Punk levado aos extremos de sobreposição de texturas e exageros. Seus visuais são bastante excêntricos, usam meios rasgadas, roupas rasgadas, cabelos moicanos, brincos, e coturnos. É muito fácil confundir os estilos Deathrocker com o Darkwave a primeira vista.
 




 Rivethead



Esse grupo é composto por fãs de música industrial.
Os rivet, em geral, tendem a rejeitar a cena gótica, não gostando muito da sua associação com a mesma. Um número considerável deles sequer gosta de darkwave ou alguma coisa relacionada ao gótico propriamente dito.
O seu estilo visual se pauta em roupas com aspecto mais futurista, como sobretudos no estilo do filme Matrix e adereços militares/metalizados. Seus penteados tendem a refletir um estilo mais direto, reto, sem muitos detalhes. Dentro do seu visual adota vestimentas como uniformes, luvas, máscaras industriais etc.

    










Steampunk



Steampunk é um subgênero da ficção científica, história alternada, e da ficção especulativa. Steampunk envolve uma era ou mundo onde o poder do vapor é ainda amplamente utilizado,
muitas vezes na era vitoriana, e incorpora elementos de destaque de uma ficção científica ou  fantasia. As obras de steampunk muitas vezes apresentam tecnologia anacrônica ou futurista,
inovadora. 
Onde podem ser qualquer coisa de navios ou carros, leitores de mp3 e computadores. Steampunk também mistura um spin futurista sobre moda e estilo. Steampunk é uma cultura, uma forma e um estilo de arte. A moda steampunk é uma das pedras angulares da cultura. Os trajes que foram criados foram pedras angulares para definir os aspectos visuais da cultura. 
Alguns dos trajes tentam ser muito autênticos e realistas, e alguns tentam ser inovadores, mas todos eles são uma obra de arte. 




   Victorian Goth


Esse tipo surgiu quando os góticos passaram a procurar referência no visual vitoriano. Inspirados em filmes e em livros de romances góticos, vestem roupas como vestidos longos e rendados, luvas, corsets, ternos, casacas, chapéus, bengalas e outros acessórios tipicamente vitorianos.
Não há um tipo de som predominante nesse tipo.

    


Gothic Lolita


Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas inspiradas, na sua maioria, pela moda vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica.
A cultura japonesa dá muito mais importância a uma aparência e comportamento juvenis do que a ocidental, e algumas mulheres adultas compram coisas como produtos com a estampa da Hello Kitty que no ocidente geralmente tem crianças como público-alvo. O Gosurori talvez seja uma extensão desse fenômeno, conhecido como "Cultura Fofa".O estilo floresceu nos idos de 1997/1998 e se tornou um estilo bem estabelecido, com as suas próprias grifes, disponíveis em diversas boutiques, e até mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001.

 




Cybergoth


O cybergótico nasce dentro de uma cena eletrônica.
As suas roupas são bem diferentes das roupas do gótico tradicional, com cores fluorescentes, néon, misturados com alguma coisa escura.O seu vestiário usa e abusa de temáticas futuristas, pegando idéias até mesmo dos filmes de ficção cientifica.
As bandas proeminentes para esse tipo de gótico são da cena eletrônica.

 




UberGoth



Os Uber são aqueles que produzem um visual nos mínimos detalhes. Vestem-se dos pés à cabeça, com muitos acessórios, roupas, maquiagem, tudo para mostrar que visual e estilo andam sempre de mãos dadas.
Em geral tendem a possuir o visual mais requintado e mais bem elaborado dentro da cena.?

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário